20 de outubro de 2014

Elegia

AVISO: Este é um complemento com spoilers de meu texto sobre The Walking Dead - Season Two. Não leia se não quiser saber detalhes importantes sobre a trama, incluindo o final.

...

...

...

Eu atirei.

Infelizmente, eu atirei.

Em mais de quinze anos de jogos eletrônicos no computador, disparei milhões de tiros, bilhões deles. Derrubei um número incalculável de personagens, a maioria sem nome. Graças a Telltale, posso dizer que, pela primeira vez, atirei em um amigo.

Eu atirei em Kenny.

O cabeça-dura, esquentado, ocasionalmente confundido com um egoísta ou covarde, prestativo, homem de família, aliado e último membro da "formação clássica" do primeiro The Walking Dead ainda vivo.

Clementine atirou em Kenny.

E que gangorra de emoções habilmente construída pela Telltale: um personagem que você primeiro fica feliz em ver, depois fica ressabiado, em seguida fica devendo sua vida para ele (e nunca esquecerei a surra que ele tomou, sem hesitar, para defender Clementine), em seguida fica preocupado por temer seu suicídio para logo próximo do fim entrar em dúvidas sobre sua índole. Complexo, brutal e... eu atirei nele.

Independente do truque de Jane, que era mais ou menos óbvio, acredito que Clementine tomou a decisão correta. Clementine era amiga de Kenny e amigos não deixam amigos tomar o caminho que ele estava tomando. É o sacrifício supremo: não de Kenny, mas da pureza de Clementine. Ela agora entra na vida adulta com a morte do amigo na consciência.

Ao final de tudo, Kenny agradece e justifica a decisão. O homem mais atormentado da série, com mais fantasmas no sótão que todos, que só queria ter uma família para chamar de sua, quase se torna um paralelo do vilão final da primeira temporada. E é impedido da mesma forma, pela mesma pessoa.

Descansem em paz, Kenny, Katjaa, Duck e Sarita.


0 comentários: